AREIAS

RECURSOS E AMBIENTE - ALTERNATIVAS ?

ilha fogo 03

A importância crescente da actividade de extração deste inerte em Cabo Verde, desde que seja operada com responsabilidade social e tendo em consideração num contexto sustentável é considerada como fundamental no desenvolvimento económico e social do país, tendo em atenção que os recursos minerais não são renováveis, portanto, estão sujeitos ao esgotamento. 

Apesar de as explorações minerais serem de extrema importtância para a construção civil, na obtenção dos materiais necessários, são consideradas actividades infra-estruturais e não se pode ignorar o impacto que geram com graves transformações na paisagem, sendo responsável por impactes ambientais muitas vezes irreversíveis. 

Com o aceleramento desta actividade a partir da década de setenta do século passado, resultou um aumento de infra-estruturas de construção nos vários domínios, com maior utilização de areia na confecção de blocos de cimento, alvenarias e acabamentos.

Em zonas costeiras, praias, dunas e outras zonas sinalizadas como locais de eminente perigo ambiental e estrutural das ilhas é alarmante a velocidade de exploração dos recursos naturais para a obtenção de materiais necessários para a construção civil, uma vez que estes estão cada vez mais escassos.

Cabo Verde não foge à regra relativamente à forma como as extracções de inertes vem sendo feita. Nas ilhas, quase na generalidade, a extracção clandestina de areias e cascalhos para a construção civil tem sido feita, não havendo alternativas, no fundo das ribeiras, em dunas e praias de forma excessiva e sem plano de extracção e de recuperação das áreas degradadas. 

Esta procura crescente, a um ritmo exponencial e neste momento já insustentável quer pelos impactes negativos que produzem sobre o meio ambiente, torna-se indispensável uma estratégia de minimização dos impactes negativos, ao nível de planeamento e sustentabilidade na gestão dos recursos naturais. 

lazarete

tarrafal

sao filipe

santa catarina

 

AREIAS DRAGADAS

UMA SOLUÇÃO PARA O FUTURO 

Dragagem define-se como o serviço de desassoreamento, alargamento, desobstrução ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais de acesso. O principal objetivo é realizar a manutenção ou aumentar a profundidade. Com auxílio de dragas de sucção, é possível executar a remoção de materiais sólidos do fundo, como lodo e areia ou cascalho.

A extração de areia por dragagem é um tipo de lavra caracterizada por um sistema de bombeamento que realiza a sucção das areias submersas. A draga possui também um dispositivo mecânico na extremidade da tubulação de fundo, cuja função é desagregar os materiais sedimentados, caso necessário. 

A lavra de areia, feita por dragagem nos canais de acesso aos portos, no que se refere aos danos ambientais, pode ser considerada de baixo impacto, especialmente se executada de forma cuidadosa, respeitando os limites das margens.

O método tradicional de extração de areias é o de dragagem por bomba de sucção, feita por bombeamento submerso. A areia é bombeada para o interior do navio para processamento da decantação e posterior descarregamento no porto após secagem, directamente para camiões num processo rápido e eficaz.

draga fundo 02

sistema injeção agua